sábado, 17 de abril de 2010

As principais doenças da tireióde


O objetivo do blog é falar mais sobre o hipotiroidismo que a doença que tenho e também possuo mais informações.
Mas além do hipotiroidismo, existem outras doenças provocadas pelo mau funcionamento da tireóide. Que são:
# Nódulos tiroidianos
# Tiroidite crônica
# Hipotiroidismo
# Hipertiroidismo
# Câncer de Tireóide
# hipotiroidismo durante a gestação
# e outras.

Disfunção na tireóide


Apesar de muitos desconhecerem, os problemas de disfunções na glândula tireóide são extremamente comuns. Devido ao lento processo de instalação e por não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis, muitas vezes as manifestações do mau funcionamento da glândula são tratadas isoladamente e de forma errada. Sem o tratamento correto, a disfunção hormonal pode acarretar sérios danos à saúde.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Função da tireóide



A tireóide controla várias funções no organismo. Esse controle é feito principalmente através de dois hormônios o T3 e o T4 que são produzidos pela tireóide.
O mau funcionamento da tireóide pode ocasionar alterações do crescimento, distúrbios do sono e menstruais e inclusive o estado emocional. Ela também influi no controle do peso corporal e na força muscular. É através do estímulo de um hormônio secretado pela hipófise chamado TSH que a tireóide secreta mais ou menos hormônios, regulando essa secreção de acordo com a necessidade do organismo. A hipófise é uma glândula bem pequena localizada na linha média da base do cérebro.

O que é tireióde



A tireóide é uma pequena glândula encontrada em ambos os sexos, localizada na base do pescoço, com formato de borboleta e abraça a traquéia. A tireóide tem dois lobos, um de cada lado do pescoço, ligados por uma pequena faixa de tecido denominado istmo.
Ela pesa cerca de 30 gramas, lembra uma borboleta e fica na frente da laringe, na região popularmente conhecida como gogó. A tireóide trabalha obedecendo ordens enviadas na forma do hormônio TSH (sigla inglesa de hormônio estimulador da tireóide) pela hipófise, que fica no cérebro. O resultado é a produção dos famosos hormônios tireoidianos, o T3 e o T4, que regulam a velocidade do funcionamento do organismo. São eles que controlam o conjunto de processos que acontecem no interior de cada célula, queimando as calorias ingeridas com os alimentos para produzir a energia necessária à manutenção das funções vitais e à realização de atividades físicas. Dá para imaginar o tamanho da encrenca quando essa produção fica destrambelhada, acelerando demais ou retardando esses processos - coisa que acontece em cinco de cada 100 pessoas. E, não se sabe bem o porquê, as mulheres com mais de 30 anos são as principais vítimas desse descontrole.