domingo, 24 de outubro de 2010

TIREÓIDE E EMOÇÕES

Achei um site hoje relatando que as doenças na tireióde pode causar problemas de depressões em pacientes que sofrem com doenças tireiodianas.
Uma coisa que eu sei que o hipotirodismo muda o corpo da pessoa e provoca sintomas horríveis fazendo nos sentir inútil. Pode não temos ânimo de fazer nada, o corpo tem um cansaço que só quer cama.
Com tudo isso é possível entender os casos de depressão.

Achei esse site e vale pena conferir!

http://www.virtualpsy.org/psicossomatica/tireoide.html

domingo, 26 de setembro de 2010

Ronaldinho também sofre de hipo


Muitos comentam porque Ronaldo está gordinho, corre e treina tanto e não emagrece. Ronaldo sofre de hipo. Mas médicos dizem que tem hipo não é desculpa por se gordinho. Porém os médicos não dizem que tomam remédios relacionados a corticóides atrapalha o metabolismo tem que sofre de hipo.

Acredito que Ronaldo toma algum remédio relacionado ao corticóide, principalmente para cuidar do seu joelho, no qual já tem vários problemas e afastamento no campo.

Admiro muito Ronaldo, luta com a contra hipo e dá muita alegria a seu time!


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Famosas que tem hipo...


A atriz Regiane alves passou por uma fase de estresse e ganhou alguns quilinhos. Além disso, ficou com o colesterol alto e o metabolismo lento devido à tireóide que não funcionava direito. Ela solucionou todos os seus problemas mudando a alimentação.

Quem vê a silhueta esguia da atriz Regiane Alves, não imagina que há um ano e meio ela lutou contra 5 kg que insistiam em não ir embora. "Estava com 59 kg e tentei várias dietas", conta. O estresse provocado pelo excesso de trabalho e a falta de disciplina com a alimentação dificultavam o emagrecimento. Para piorar a situação, surgiram probleminhas de saúde. Em meio à rotina atribulada das gravações, Regiane sentia um constante mal-estar. "Através de exames, descobri que a tireóide não funcionava direito e que tudo o que eu ingeria demorava para ser metabolizado. Por causa disso, o colesterol também estava alto", lembra. O tratamento indicado pelo médico que a atendia na época, além de dieta, incluía o uso de alguns medicamentos. Em busca de uma alternativa mais naturalista, Regiane procurou a endocrinologista carioca Sílvia Bretz, que lhe recomedou ginástica aeróbica e reeducação alimentar para perder peso e combater os problemas de saúde, uso constante da levotiroxina sódica(hormônio tiroidiano). "Com ela aprendi que o ideal é comer de tudo um pouco, pois nosso organismo precisa dos alimentos para funcionar bem", diz.

Famosos que tem hipo...




Deborah Secco, 30 anos, Íris Stefanelli, 30 anos, e Cláudia Raia, 43 anos, são exemplos de pessoas famosas que já sofreram com o hipotireoidismo. Todas fazem tratamento e levam uma vida perfeitamente normal.
A atriz Cláudia Raia, por exemplo, toma remédios diariamente para repor os hormônios, tirou seis nódulos e só tem 20% da glândula em funcionamento. Mas nem por isso deixa de levar uma vida saudável.
Ai está a prova de que as doenças não escolhem idade, classe ou cor. O importante é se prevenir e cuidar da saúde todos os dias.


Famosos que tem hipo...


Iris Stefanelli, que sofre de hipotireoidismo, combate a retenção de líquido com drenagem

Para acabar com a retenção de líquidos causada pelo hipotireoidismo que a faz ganhar em média um quilo e meio no corpo por mês, Iris Stefanelli se submete há seis meses a sessões de drenagem linfática. O tratamento é feito pela fisioterapeuta Flávia Almeida numa clínica em São Paulo e tem resolvido o problema da apresentadora do TV Fama. “Começamos o tratamento assim que ela deixou a casa do BBB”, lembra Flávia. “Após o fim de semana, quando normalmente Iris não faz a drenagem, ela ganha 15 centímetros no abdômen”.
TRATAMENTO COM HORMÔNIO
O hipotireoidismo produz uma baixa ou nenhuma produção de hormônios pela glândula tiróide que é localizada no pescoço. Esses hormônios - o T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) liberados pela tireóide- são os responsáveis pelo metabolismo do organismo. Entre os muitos sintomas da doença estão a depressão, pele seca, sonolência, prisão de ventre e a retenção de líquido. O tratamento é a base da ingestão de hormônios sintéticos através de comprimidos para repor a carência deles. “A drenagem age da seguinte forma: através da técnica, a toxina e o líquido retidos no corpo são enviados para os gânglios linfáticos. Em seguida, são filtrados pelos rins e eliminados na urina”, explica Flávia Almeida.

As áreas mais atingidas pela retenção de líquido são bumbum, abdômen e coxa. Além da drenagem, a fisioterapeuta aconselha a beber muito líquido. “Deve-se ingerir de um litro e meio de líquido por dia. Ele dilui a gordura e ajuda a eliminar as toxinas retidas no corpo. Só que Iris nem sempre lembra disso e às vezes bebe pouca água”.

GRAVIDEZ


Na Gravidez

Mulheres que engravidam durante o tratamento podem ficar tranqüilas, já que o medicamento reproduz com precisão o hormônio secretado naturalmente pela própria glândula, quando não há disfunção. "É importante, consultar seu médico, já que a dosagem do T4 pode necessitar de ajuste durante a gravidez", orienta.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO


Diagnóstico e Tratamento

O hipotireoidismo pode ser facilmente diagnosticado por meio de um exame de sangue e é tratável.. O teste identifica se há níveis baixos do hormônio T4 e níveis elevados do hormônio TSH. Essas dosagens podem ser complementadas com a determinação dos anticorpos contra a tireóide (anti-TPO e anti-tireoglobulina), o que identifica a ocorrência da doença de Hashimoto.

O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição oral de hormônio específico (Levotiroxina-T4), uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã em jejum. Esse medicamento repõe o hormônio que a glândula deixou de secretar. A dosagem deve ser individualizada. "É importante que o paciente receba a quantidade certa de hormônio", reforça a Dra. Ivana Victória.

Pesquisas recentes indicam que um excesso de hormônios tireoideanos pode causar perda excessiva de cálcio nos ossos, com risco aumentado para a osteoporose. "Sobretudo em pacientes com doenças cardíacas, a dosagem certa é extremamente importante. Mesmo uma dose pouco excessiva nesses pacientes pode aumentar o risco de arritmias ou piora de angina", alerta.

EFEITOS PELO CORPO


EFEITOS PELO CORPO

CORAÇÃO: Diminuição dos batimentos cardíacos.

CÉREBRO: Dificuldade de concentração e depressão.

APARELHO DIGESTIVO: Constipação intestinal (prisão de ventre).

MÚSCULOS: Fraqueza, dor e fadiga.

RINS: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã.

FÍGADO: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus
níveis sangüíneos.

ÓRGÃOS REPRODUTIVOS: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade.
PELE E CABELO: Queda de cabelos, ressecamento da pele.

OUTROS SINTOMAS: Apatia, reflexos lentos, discreto ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

SINTOMAS


SINAIS E SINTOMAS

Um grande número de pessoas apresenta sintomas "vagos" de cansaço e desânimo. Muitos acabam atribuindo esses sinais, de forma errônea, ao avanço da idade. Os sinais e sintomas mais comuns do hipotireoidismo são: fadiga, desânimo, movimentos lentos, discreto aumento de peso ou dificuldade para perdê-lo, sonolência diurna, intolerância ao frio, memória fraca, irregularidade menstrual (e em casos mais graves até infertilidade), dores, cãibras musculares, cabelos e pele secos, queda de cabelos, unhas fracas, prisão de ventre, depressão, irritabilidade, rosto e mãos inchados.

"O número e a intensidade dos sintomas variam conforme a duração e o grau da deficiência hormonal da tireóide. Algumas pessoas com hipotireoidismo podem não apresentar sintomas evidentes. Nesses casos, o diagnóstico dever ser realizado através de exames laboratoriais de rotina", explica. O aumento da tireóide (bócio ou papo) pode ser observado e detectado durante o exame clínico ou mesmo através da queixa do paciente de um "colarinho apertado".

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MINHA MÃE

MINHA MÃE É A PESSOA QUE VERDADEIRAMENTE FICOU MUITO FELIZ COM MINHA RECUPERAÇÃO E ME APOIOU EM TODOS TRATAMENTOS QUE BUSQUEI....
ELA SEM DÚVIDA TORCEU POR MIM A CADA MOMENTO, CADA KG QUE ELIMINAVA, A CADA SUOR QUE DERRAMAVA NA ESTEIRA, E PRINCIPALMENTE QUANDO FIQUEI LIVRE DOS CORTICÓIDES QUE FUI DEPENDENTE POR MUITOS ANOS DA MINHA VIDA.
ELA REALMENTE ME AMA DE VERDADE... DEPOIS DE DEUS E ELA QUE SEMPRE ESTEVE COMIGO...
HOJE É NIVER DELA...
AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA!!!
OBRIGADA MEU DEUS PELA MÃE QUE VC ME DEU!!! OBRIGADA SENHOR JESUS PELA MINHA MÃE, NÃO PODIA SER MELHOR QUE ELA!!!
AMO VC MÃE!!!
MINHA MÃE QUERIDA RITA
BJS
CLÁUDIA



Confira os últimos lançamentos de Feliz Aniversário!

sábado, 17 de abril de 2010

As principais doenças da tireióde


O objetivo do blog é falar mais sobre o hipotiroidismo que a doença que tenho e também possuo mais informações.
Mas além do hipotiroidismo, existem outras doenças provocadas pelo mau funcionamento da tireóide. Que são:
# Nódulos tiroidianos
# Tiroidite crônica
# Hipotiroidismo
# Hipertiroidismo
# Câncer de Tireóide
# hipotiroidismo durante a gestação
# e outras.

Disfunção na tireóide


Apesar de muitos desconhecerem, os problemas de disfunções na glândula tireóide são extremamente comuns. Devido ao lento processo de instalação e por não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis, muitas vezes as manifestações do mau funcionamento da glândula são tratadas isoladamente e de forma errada. Sem o tratamento correto, a disfunção hormonal pode acarretar sérios danos à saúde.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Função da tireóide



A tireóide controla várias funções no organismo. Esse controle é feito principalmente através de dois hormônios o T3 e o T4 que são produzidos pela tireóide.
O mau funcionamento da tireóide pode ocasionar alterações do crescimento, distúrbios do sono e menstruais e inclusive o estado emocional. Ela também influi no controle do peso corporal e na força muscular. É através do estímulo de um hormônio secretado pela hipófise chamado TSH que a tireóide secreta mais ou menos hormônios, regulando essa secreção de acordo com a necessidade do organismo. A hipófise é uma glândula bem pequena localizada na linha média da base do cérebro.

O que é tireióde



A tireóide é uma pequena glândula encontrada em ambos os sexos, localizada na base do pescoço, com formato de borboleta e abraça a traquéia. A tireóide tem dois lobos, um de cada lado do pescoço, ligados por uma pequena faixa de tecido denominado istmo.
Ela pesa cerca de 30 gramas, lembra uma borboleta e fica na frente da laringe, na região popularmente conhecida como gogó. A tireóide trabalha obedecendo ordens enviadas na forma do hormônio TSH (sigla inglesa de hormônio estimulador da tireóide) pela hipófise, que fica no cérebro. O resultado é a produção dos famosos hormônios tireoidianos, o T3 e o T4, que regulam a velocidade do funcionamento do organismo. São eles que controlam o conjunto de processos que acontecem no interior de cada célula, queimando as calorias ingeridas com os alimentos para produzir a energia necessária à manutenção das funções vitais e à realização de atividades físicas. Dá para imaginar o tamanho da encrenca quando essa produção fica destrambelhada, acelerando demais ou retardando esses processos - coisa que acontece em cinco de cada 100 pessoas. E, não se sabe bem o porquê, as mulheres com mais de 30 anos são as principais vítimas desse descontrole.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Minha vida


Sou uma pessoa que a quatros luta contra uma disfunção de tireóide , causada por uma doença chamada tireoidite. Essa doença surgiu em minha vida não por causa genética como a maioria dos casos, mas por excessos de medicamentos, ou seja, usei mais de trinta anos corticóides e antialérgicos. Essa porcaria danificou minha tireóide. hoje enfrento uma doença chamada hipotireoidismo.
Esse palavrão que ninguém entende ... essa maldita hipo detona o corpo da pessoa, além de engordar deixa inchada também.
Então ... é muito fácil achar que você está gordinha porque comeu demais ... pois fique sabendo que existe doença também!!!
Pense mais e não julgue outro pelo que está vendo!!!
Enfim! para conseguir ter uma qualidade de vida melhor é manter o hormônio regulado.
Só que depois de tudo controlado, o corpo não volta ao normal.Para poder ter um peso mínimo saudável tem correr atrás do prejuízo. E atualmente é isso que estou fazendo me matando para ter um peso saudável. Pois demorou pra caramba !! Pra fazer dona tireóide funcionar direito novamente. Tem que esperar organismo reagir... que espera!!!
Mas já estou muito melhor ... hormônio na dose adequada e metabolismo funcionando. Porque antes me matava em dieta não perdia uma grama. Com o metabolismo lento é impossível... Não responde...
Saúde é tudo na vida... sem ela é um trabalho lascado para ter um mínimo de qualidade de vida.
Se você tem boa saúde. Cuide bem dela. Ela é o seu maior tesouro!